Cineteatro Jaime Gralheiro encheu para ouvir o novo trabalho de Isabel Silvestre

Município vai homenagear cantora no feriado municipal em 2016

“Cânticos da Terra e da Vida” é o novo disco de Isabel Silvestre. A cantora apresentou o seu trabalho na sua terra, com o cineteatro Jaime Gralheiro com casa cheia, no passado sábado, 31 de outubro. No espetáculo houve ainda tempo para uma revelação. A Câmara Municipal anunciou que a cantadeira de Manhouce será uma das homenageadas do feriado municipal em 2016. No final do espetáculo, Isabel Silvestre esteve à conversa com a Gazeta da Beira e falou sobre o seu mais recente trabalho, a homenagem e o futuro.

DSCN0632[1]

O novo trabalho de Isabel Silvestre foi apresentado no passado sábado, no cineteatro Jaime Gralheiro. Os sampedrenses aderiram em peso e não pouparam nos aplausos. No final do concerto, a cantora esteve à conversa com o nosso jornal e não esconde a alegria. “É um dia muito feliz, porque estou na minha terra, porque foi o lançamento de um dos meus trabalhos. Em casa estamos sempre mais aconchegados. As pessoas foram calorosas, gostaram do trabalho que foi feito e quando é assim dão-nos mais força para continuar”.

Este é já o quarto álbum a solo de Isabel Silvestre. “Entre canas e canais”; “Ó povo deste lugar”; “Senhoras dos Remédios”… no total são doze faixas que refletem a essência da música tradicional e de S. Pedro do Sul. A produção  musical é de Miguel Barros. “É a nossa música, é mais um trabalho que fica. Acima de tudo é mais uma forma de valorizar o trabalho que temos, dar exemplos para os mais jovens poderem ver, ouvir e sentir aquilo que têm. Enquanto nós poderemos e tivermos força havemos de continuar”, garante a cantora.

No próximo dia 7 de novembro, Isabel Silvestre volta a cantar os temas deste novo trabalho. Desta feita, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra para uma plateia com cerca de 1200 pessoas.

Isabel Silvestre vai ser homenageada no feriado Municipal

No concerto houve, ainda, espaço para revelações. O vereador Francisco Matos anunciou que no próximo feriado municipal, o Município vai homenagear a cantadeira de Manhouce. A candidatura, inclusive, já está a ser preparada.

Isabel Silvestre mostrou-se emocionada. “É uma grande responsabilidade, ser homenageada não é só ouvir, bater palmas e agradecer. Ser homenageada dá-me ainda mais responsabilidade para continuar a dar continuidade ao que está a ser feito, dá-me responsabilidade para fazer cada vez mais e melhor”, disse à Gazeta da Beira.

“Há ainda muito trabalho a ser feito”

Com mais um projeto realizado Isabel Silvestre promete não ficar por aqui. Como referiu, “há ainda muito a fazer”. Muito em breve serão lançados dois novos trabalhos, já gravados. Isabel Silvestre promete continuar a cantar, até porque, “há ainda muitas músicas que temos que pegar e gravar”, garante a cantora.

Entretanto, continua-se a trabalhar no processo de candidatura da música tradicional de Manhouce a Património da Unesco, o qual Isabel Silvestre garante “ir muito bem encaminhado”.

Como adianta Isabel Silvestre há ainda “três livros na gaveta” que a cantora não esqueceu: o cancioneiro que já começou, uma obra sobre a gastronomia típica de Manhouce e uma terceira que quer continuar com a recolha de tradições, costumes, orações, adivinhas e o modo de falar de Manhouce. O objetivo da cantora é bem claro, “continuar a mostrar o que Manhouce é, aquilo que temos e a qualidade daquilo que temos, tudo aquilo que tem e que merece ser lembrado”, sublinhou.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *