Ciclo de homenagens em São Pedro do Sul

Município distingue individualidades que se destacaram no concelho

Ed648_SPedro-EstatuaO feriado do 25 de Abril, em São Pedro do Sul, vai ser marcado por várias homenagens. Três individualidades que, de maneiras diferentes, contribuíram para o desenvolvimento do concelho vão ver homenageadas pelo município. Jaime Gralheiro, Correia de Campos e Joaquim Ramalho foram os nomes escolhidos e já foram aprovados em Reunião de Câmara. O ciclo de distinções não acaba por aqui, no feriado municipal mais dois nomes vão ser distinguidos:

O município sampedrense não quer que o tempo faça esquecer aqueles que levaram o seu nome mais longe e está empenhado em gravá-los na história, preparando-se, assim, para um ciclo de homenagens. Como indica Vítor Figueiredo, em declarações à Gazeta da Beira, “a nossa ideia é homenagear pessoas que de uma forma ou de outra foram relevantes para o passado do concelho de São Pedro do Sul”.

As homenagens

Já para o próximo dia 25 de Abril estão a ser preparadas diferentes homenagens para três nomes que dispensam apresentações.

O cineteatro sampedrense vai ser batizado com o nome Jaime Gralheiro. Vítor Figueiredo justifica a homenagem: “Jaime Gralheiro é um dramaturgo muito conhecido a nível nacional, advogado da nossa praça e, ao mesmo tempo, também escreveu uma série de livros sobre teatro e levou à cena determinadas peças de teatro”. Mas há mais argumentos que justificam esta nomeação. Como acrescenta Vítor Figueiredo, o advogado “foi também um homem que lutou para que o Teatro não tenha sido vendido a privados e não tivesse ido abaixo”.

A chave de ouro de São Pedro vai ser entregue a Correia de Campos. Esta decisão já tinha sido tomada em 2008, pelo então Presidente da Câmara, António Carlos Figueiredo. Uma medalha justificada pela conduta do então Ministro da Saúde, quando instalou no concelho o SUB (Serviço de Urgência Básica). Seis anos depois, o novo executivo, por considerar uma “justa homenagem” decidiu por em prática esta decisão e vai entregar a medalha de ouro no 25 de Abril.

As comemorações da Revolução dos Cravos, em São Pedro do Sul, vão ainda ter um Grande Prémio de Atletismo que vai ter nome próprio: Joaquim Ramalho. Uma distinção a um sampedrense que muito fez em prol do atletismo. Como defende o Presidente da Câmara, “passaram por ele muitos jovens sampedrenses, Joaquim Ramalho impulsionou muito o nosso concelho”.

Novos nomes no feriado municipal

As homenagens não ficam por aqui, com adianta Vítor Figueiredo, no feriado municipal mais dos nomes vão ser distinguidos: Pinho Bandeira e António Cardoso.

O já falecido médico Pinho Bandeira vai dar nome a uma das ruas principais de São Pedro do Sul. Como indica o autarca, “ a rua que vai da rotunda da GNR, até à rotunda do LIDL, vai ter o nome deste médico”. Já a segunda proposta ainda tem que ser aprovada em Reunião de Câmara.

Uma iniciativa pioneira que pode vir a tornar-se tradição. Como adianta Vítor Figueiredo à Gazeta da Beira, “no futuro pretendemos continuar a homenagear sampedrenses e penso que o feriado municipal é o dia ideal para este género de iniciativas”.

• Patrícia FernandesRedação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *