Centro de competências do carvalho e das folhosas autóctones está a nascer em Vouzela

Com o objetivo de criar riqueza e preservar o meio ambiente

Está a nascer em Vouzela o centro de competências do carvalho e das folhas autóctones, o que é inédito no país. A iniciativa surge do Município de Vouzela que se uniu às Universidades de Coimbra e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O protocolo que visa criar a plataforma foi firmado na passada sexta-feira, dia 20 de novembro, durante o seminário “Parque Natural Local Vouga Caramulo (Vouzela): Uma Visão para o Futuro. O trabalho de pesquisa vai arrancar já no início de 2016.

12246865_925523477525333_9206008811981642356_n

O Parque Natural Local Vouga- Caramulo esteve em destaque em Vouzela, num seminário que procurou refletir sobre o futuro e que encheu o auditório 25 de Abril. Da iniciativa, destaque para o protocolo firmado entre o Município de Vouzela, a Universidade de Coimbra e a UTAD com vista à criação de um centro de competências do carvalho e das folhosas autóctones, único no país. Rui Ladeira defendeu o projeto que, como acredita, irá “conseguir criar mais rendimento para os agricultores e proprietários florestais, mas, sobretudo, respeitar e valorizar o território”.

Como explica o Presidente da Câmara, o projeto “nasce da necessidade de criar um fórum para a definição de estratégias de investigação, desenvolvimento e inovação”. Os objetivos do centro de competências do carvalho e das folhosas autóctones passam por, como adianta o autarca, “Preservar os recursos naturais centrados nas manchas de carvalho e outras folhosas autóctones que possuem uma dimensão e características únicas no país; Potenciar de forma integrada e diversificada o aproveitamento deste espaço e os recursos originários; Identificar e tipificar novos materiais, novas aplicações, novos bens que resultem de matérias-primas originárias destes espaços; Criar novos serviços e novos modelos de gestão que o possam valorizar o património local; aumentar o rendimento para os proprietários deste património natural; Valorização socioeconómica das áreas dos Baldios; Promover e desenvolver as modalidades do Turismo da Natureza que possam ser de desenvolvidos neste espaço, assim como, o turismo científico. Promover a criação de uma fileira sectorial de inovação que fundamente os conhecimentos existentes e a gerar por este Centro de Competências.

Será já no início do próximo ano que o Centro de Competência entra em ação. A investigação irá debruçar-se, por exemplo, na criação de cogumelos na zona de carvalhos, ou no uso da bolota para fabrico de rações e mesmo na gastronomia.

Helena Freitas defende que o Centro de Competências pode gerar riqueza

A atual deputada eleita pelo Partido Socialista foi uma das oradoras. No seminário defendeu que o centro de competências do carvalho e das folhosas autóctones será um fator de desenvolvimento económico para o concelho que poderá agregar “pequenas incubadoras que podem suscitar empresas no sector dos recursos naturais associados à floresta”.

A ex-vice-reitora da Universidade de Coimbra sublinhou que o “exercício de convergência” entre diferentes entidades é vital para o sucesso e elogiou o modelo seguido pela Câmara Municipal de Vouzela que considerou inovador, transformador e um bom exemplo para o país”.

Quanto à Criação do Parque Natural de Vouzela defendeu que “a questão da propriedade, seguramente, não vai ser posta em causa”.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *