Castanha em destaque em Oliveira de Frades

No último dia de novembro

A mote da castanha são muitas as iniciativas que vão animar o concelho de Oliveira de Frades, no próximo domingo, dia 30 de novembro. Vem aí a Feira da Castanha que conta com muita animação e quer promover a União de Freguesia de Oliveira de Frades, Sejães e Souto de Lafões.

castanha

Em conversa com a Gazeta da Beira, o presidente da junta mostra-se confiante nesta edição que quer “dar a conhecer a freguesia e promover o convívio entre a comunidade e os cidadãos”. Depois da restruturação das freguesias, Paulo Ferreira quer assim promover a união. O autarca destaca o facto de “haver vários agentes envolvidos que desde logo mostram interesse em aderir à iniciativa”, sinergias estas, que considera um bom indício para o sucesso da iniciativa.

O ano de 2014 não foi o melhor ano para as castanhas, o que, não vai prejudicar o evento, garante o presidente de junta que promete inúmera atividades, concursos e momentos de confraternização. Logo de manhã, as atividades começam com uma caminhada pelo trilho da castanha. Os oliveirenses vão caminhar “à descoberta do Souto”. A feira, junto ao adro da Igreja Paroquial de Souto de Lafões, inaugura pelas 14h15, para além da castanha, há ainda espaço para os produtos autóctones e para o artesanato. A animação é garantida por grupos locais: Rancho Folclórico de S. João da Serra; os Cantares da Misericórdia da Nossa Senhora dos Milagres são só alguns exemplos… De realçar, ainda, o concurso de cabaças, jogos tradicionais e, para encerrar a iniciativa um magusto.

Evento promove restauração da freguesia

Destaque, ainda, para a Mostra Gastronómica “Outono à mesa”, integrada na iniciativa, que conta com o apoio da Confraria Gastronómica do Frango do Campo. Até ao momento, já aderiram 10 restaurantes da freguesia que vão vestir-se a rigor e confecionar diferentes prato com o mesmo ingrediente chave: a castanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.