Câmara Municipal de Vouzela presta homenagem aos ferroviários do concelho

Locomotiva foi cedida pelo Museu Nacional Ferroviário

O Município de Vouzela, em pareceria com o Museu Nacional Ferroviário (MNF) e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, inaugurou no passado domingo, dia 30 de julho, o monumento de homenagem ao ferroviário.

Constituído por locomotiva, respetivos carris e painel informativo, o monumento pretende homenagear todos os ferroviários e em especial a memória coletiva das comunidades do concelho com forte ligação ao caminho de ferro, memória esta que perdurou no tempo até aos dias hoje, 27 anos após a desativação deste troço da linha do Vale do Vouga.

Integrada nas festas populares de Real das Donas, a cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, do Presidente da União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, Carlos Oliveira, do Vice-presidente da Fundação do Museu Ferroviário, José Garcia e da diretora do Museu Nacional Ferroviário (MNF), Ana Fontes.

Depois da missa campal, seguiu-se o descerramento da placa evocativa, a bênção do monumento e as intervenções pelas entidades presentes.

Para Carlos Oliveira, presidente de Junta, o monumento traz notoriedade, visibilidade e dinamismo à freguesia. “Com esta homenagem fica preservada e divulgada a memória coletiva e o reforço de uma identidade da nossa terra”, defende.

Enaltecendo as parcerias criadas entre as entidades intervenientes, José Garcia, vice-presidente da Fundação do MNF, agradeceu o empenho do Museu Ferroviário e da autarquia de Vouzela na preparação das condições técnicas de movimentação e exposição da peça e ainda da Infraestruturas de Portugal S.A., da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e da União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas pelo apoio técnico, científico e operacional.

Satisfeito com o memorial, Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal, agradeceu a todos quantos se envolveram ativamente no processo de execução, afirmando que a homenagem é o “agradecimento público merecido por tudo aquilo que os ferroviários deram a esta atividade e ao concelho de Vouzela. ”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.