Biblioteca Municipal há 5 anos a contribuir para a cultura dos severenses

Na comemoração do quinto aniversário, faz-se um balanço

Ed659_BibliotecCinco anos aberta ao público. 2045 utilizadores ativos, mais de 34 mil empréstimos. São estes os números que fazem o balanço destes primeiros anos de atividade da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga (BMSV). Um serviço público com um balanço muito positivo, segundo Andreia Amorim, Técnica Superior da Biblioteca.

Em média,  por ano a Biblioteca Municipal tem emprestado 6810 documentos, ou seja 568 por mês. Números animadores que querem ser reforçados no futuro. Como explica Andreia Amorim, “o desenvolvimento de hábitos de leitura é uma aquisição de competências que se faz a longo prazo, de forma que ainda estamos no início, com um longo caminho pela frente. Daí, o serviço de promoção do livro e da leitura ser mais dirigido ao público infantil e primeira infância”.

Ainda em jeito de balanço, a Técnica faz destaque a uma política de atualização permanente que têm pautado o serviço. Como defende, “A aposta financeira da Autarquia na aquisição e atualização permanente das coleções é um aspeto a destacar, permitindo à comunidade aceder às mais recentes edições de livros e filmes no mercado. Mensalmente, a Biblioteca Municipal disponibiliza novos títulos”.

A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga é uma infraestrutura moderna e ambivalente que tem como grande desafio para o futuro continuar o mesmo caminho: aproximar os severenses da Biblioteca e de tudo aquilo que ela tem para oferecer. “A comunidade severense pode contar com um equipamento cultural que disponibiliza informação de qualidade em vários suportes, aberto 47 horas semanais, 6 dias por semana. Pode contar também com uma agenda permanente de atividades para vários públicos. Esperamos que, pouco a pouco, os severenses recorram à biblioteca com mais assiduidade, integrando as leituras no seu dia a dia, desde o jornal, à revista, ao livro, filme ou CD de música. A Biblioteca Municipal é a porta de acesso local à informação” Destaca Andreia Amorim.Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.