Biblioteca Municipal assinalou o Dia Internacional Contra a Corrupção com ação de informação e sensibilização

No âmbito do Dia Internacional Contra a Corrupção, a Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades assinalou a data com uma ação de informação e sensibilização sobre esse tema com o orador Paulo Morais, no dia 9 de dezembro, no auditório deste espaço cultural.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, deu início à sessão, desejando que fosse profícua seguindo-se uma apresentação biográfica do orador pelo Bibliotecário, Manuel Tojal.

Nesta ação, Paulo Morais fez uma abordagem dos níveis de corrupção existentes em Portugal, nomeadamente no aparelho central do Estado, os lobbys económicos, as suas teias de influência e no poder local. De acordo com o orador, Portugal juntamente com a Grécia, Espanha e Itália são os países mais corruptos da União Europeia.

De salientar que a corrupção mina o desenvolvimento de um país, daí que à escala universal os países menos desenvolvidos e mais pobres são, também, os mais corruptos. Inversamente, os países mais ricos são os menos corruptos e os mais desenvolvidos como são exemplo os países do norte da Europa.

Esta iniciativa teve como propósito alertar as pessoas para alguns factos e números verdadeiramente preocupantes para um Estado Democrático e de Direito e que são impeditivos do desenvolvimento no nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *