Barómetro

Positivo / Negativo

25 de Abril

Seta-acima_degradeComemoram-se 40 anos da Revolução dos Cravos. Com ela terminaram 50 anos de obscurantismo, de atraso económico e ganhou-se a liberdade.

A Revolução dos Cravos foi um exemplo para todo o Mundo e impulsionou mudanças democráticas em países como Espanha, Grécia ou Brasil.

Nos dias de hoje lutar pelo direito ao emprego e a não ter de trocar a família pela emigração, defender o Serviço Nacional de Saúde ou a Escola pública, é continuar a lutar pela liberdade.

 

XIII festa da laranja de Valadares

Seta-acima_degradeNo próximo mês de Maio realiza-se em Valadares mais uma festa da laranja. Lafões é um caso ímpar em Portugal. Nesta região, além de outros produtos agropecuários de grande qualidade, produz-se uma laranja de reconhecida qualidade. No entanto, as grandes e médias superfícies localizadas na região vendem laranja importada de Israel ou da Argentina, mas não a nossa. É incompreensível que isto aconteça, criando problemas de escoamento aos produtores regionais.

Apesar de tudo isto, é louvar as gentes que tomam em mãos esta iniciativa que se deseja se repita nos anos vindouros.

 

Residência de estudantes (ex-Colégio São Tomás de Aquino)

Seta-abaixo-degradeJá nem sequer causam surpresa as notícias sobre o encerramento de serviços. Desta feita é a Residência de Estudantes que funcionava no edifício do antigo Colégio de São Tomás de Aquino. Ao decréscimo da população estudantil não é alheio a emigração e a debandada em busca de um futuro melhor nas zonas litorais.

Se o poder central tem a fatia de leão nas culpas deste processo de empobrecimento do interior, as equipas autárquicas não podem continuar a lavar as mãos como se nada fosse com elas. Quando é que se juntam numa plataforma do interior e fazem frente à concentração do investimento público no litoral e às medidas que levam ao despovoamento do interior?

 

Paulo Portas

Seta-abaixo-degradeO Vice-primeiro-ministro Paulo Portas do Governo de coligação PSD/CDS anunciou que vai mandar encerrar 50 por cento das repartições de Finanças do país. No distrito de Viseu, uma projeção do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos prevê o encerramento de 71 por cento das repartições. Castro Daire e Oliveira de Frades estão incluídos nessa lista. Sever do Vouga também. É incompreensível que Paulo Portas tenha anunciado a medida, que será executada até ao final do próximo mês, mas não tenha referido quais os serviços que vão encerrar. Será que a explicação se encontra no facto de no próximo dia 25 de maio se realizarem eleições?Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.