Barómetro

Seta-acima_degradeRui Ladeira

Presidente da Câmara Municipal de Vouzela

Liderou o processo de criação daquele que será o primeiro Parque Natural Local.

Após fase de debate público, no qual participaram autarcas, empresários, bem como todos os cidadãos interessados, o projecto será apresentado na próxima reunião da Assembleia Municipal, a realizar ainda durante este mês, na qual se prevê a sua aprovação.

Vouzela é assim o primeiro município do país a lançar mão desta ferramenta, para promover a conciliação entre os interesses da conservação da natureza, do ambiente e da paisagem com o necessário desenvolvimento económico.

O Parque Natural é ainda a única ferramenta para travar a liberalização da plantação dos eucaliptos que a actual lei geral permite e fomenta.

A fase seguinte deveria ser o alargamento desta ideia aos municípios vizinhos. Afinal, em Lafões, não são visíveis fronteiras e os incêndios, quando passam de município para município, não pedem licença nem mostram passaporte.

 

Seta-abaixo-degradeEx- dirigentes do Planalto Beirão

A MUAP, Movimento de Utentes das Águas do Planalto Beirão acusou antigos autarcas de terem recebido da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) mais de 300 mil euros em senhas de presença, despesas de combustíveis, de alimentação e de transportes.

Estes dados, como afirma a MUAP, foram obtidos a partir de documentos fornecidos pela própria AMRPB. Agora, o Movimento, que tem lutado pela diminuição do preço da água, vem publicamente criticar os valores que foram, alegadamente, pagos aos autarcas. Como defende, “É para nós inaceitável que haja autarcas que foram eleitos democraticamente para defenderem os interesses dos cidadãos e que aproveitam esses cargos para receberem extras aos seus ordenados, através da sua participação na AMRPB”.

Entre os visados, encontra-se o nome do ex-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, António Carlos Figueiredo.

 

 

 

 

Seta-acima_degradeJOVOUGA

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Cedrim celebrou o seu vigésimo sexto aniversário. Não é uma associação qualquer, é uma associação verdadeiramente dirigida por jovens, rapazes e raparigas empenhados em criar alternativas culturais e de desenvolvimento para a sua terra. São líderes. É escola de cidadania. Quem os observa deixa-se emocionar pelo seu dinamismo, criatividade e perspicácia. Têm um grupo de teatro no qual participam também os mais velhos da terra, mas quem dirige é a juventude. Desta vez apresentaram um espectáculo da inteira responsabilidade do grupo: escrita, encenada e representada por jovens da JOVOUGA.

A presença dos autarcas, nomeadamente, do presidente da Câmara Municipal, de dois vereadores e do Presidente da Junta não os inibiu de fazer uma sátira ao poder local.

Soubemos que integram uma parceria que talvez possa vir a largar a sua acção a outras freguesias de Lafões, mas não vamos levantar mais o véu… Gazeta da Beira dará a notícia.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *