Assinados mais 4 protocolos com famílias carenciadas

Município de Castro Daire assina mais 4 protocolos de melhoria habitacional com famílias carenciadas

706_cd_melhoriahabitacional-dsc_1640

O Município de Castro Daire estabeleceu mais quatro protocolos de auxílio na melhoria habitacional com famílias carenciadas.

A assinatura destes protocolos resulta na aplicação do Programa Municipal de Ajuda à Melhoria Habitacional de Famílias Carenciadas, onde são analisadas candidaturas dos agregados familiares que não têm meios e condições de habitabilidade mínimas para o conforto e bem-estar do seu lar.

O valor do auxílio destes protocolos aproxima-se dos 30 mil euros e vai permitir que estes agregados familiares vejam, finalmente, a sua habitação com as condições exigíveis ao nível das condições básicas para habitação.

No ano de 2016 foram 15 os agregados familiares apoiados, num total de 103.758,32 €uros gastos neste programa de Apoio á Melhoria Habitacional, sendo este valor suportado exclusivamente com fundos do Município.

Esta medida de apoio às famílias com graves carências na sua habitação e sem meios para fazer face a essas despesas é uma forma de ajudar os que mais necessitam, num Concelho onde ainda existem algumas assimetrias sociais.

Estes protocolos prevêem o apoio na cedência de material, mão de obra e o acompanhamento do desenrolar dos trabalhos por parte dos técnicos da autarquia.

Na maioria dos casos tratam-se de habitações que apresentavam grande degradação e ausência de infra-estruturas básicas, sofrendo intervenções ao nível da cobertura, recuperação de interiores, fachadas, ou ainda construções de casas de banho ou cozinhas nos casos onde não existiam.

Estas intervenções permitiram que estes agregados familiares pudessem finalmente ter uma habitação com as condições mínimas de habitabilidade, cumprindo também as normas de segurança e higiene que trazem uma maior qualidade de vida a estas famílias.

O Sr. Presidente da Câmara realçou que esta medida tem vindo a minorar as dificuldades destas famílias, trazendo uma nova esperança. Criando mais justiça social e promovendo, cada vez mais, a igualdade e o bem-estar das famílias castrenses.

Este ano o Executivo Municipal tem vindo a abranger um número maior de agregados familiares contemplados, dando maiores ênfase á vertente social numa época de grandes dificuldades de algumas famílias, surgindo esta medida como uma forma de minorar as suas dificuldades numa aposta em passa a passo vir a diminuir as assimetrias sociais.

Nesta cerimónia notou-se uma alegria contida e até com emoção por parte das famílias que foram abrangidas com estes protocolos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *