Aqua chega aos mercados em agosto e é de S. Pedro do Sul

Primeira linha dermocosmética nacional com incorporação de água termal

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A partir de agosto, já vai poder encontrar nos mercados a primeira linha dermocosmética nacional com incorporação de água termal, oriunda de S. Pedro do Sul. O lançamento ao público vai ser já no próximo dia 14. Depois disso, esta gama vai passar a ser utilizada em exclusivo nos serviços de bem-estar do Balneário Rainha D. Amélia & Spa Termal e entrar no mercado. A linha Aqua é o resultado de um longo trabalho científico iniciado em finais de 2006 com o objetivo de, como indica Victor Leal “levar o melhor da água termal de S. Pedro do Sul até aos consumidores”. Em entrevista à Gazeta da Beira, o Administrador da Termalistur dá a conhecer as potencialidades dos novos produtos e fala de uma nova era para as Termas de S. Pedro do Sul.

A partir de 14 de agosto, vai estar disponível uma linha hidratante composta por cinco produtos: um creme de rosto;  um creme de corpo; um gel de banho; um óleo de corpo e um vaporizador de água termal, este em duas versões distintas, uma de 65 ml e outra de 200ml.

Aqua é, assim, uma linha dermocosmética inédita em Portugal, a primeira no país a trabalhar, neste âmbito, as potencialidades termais. Como explica Victor Leal,  este projeto distingue-se por  “constituir uma novidade em Portugal, pois, apesar de existirem várias estancias termais ativas no nosso país, o conceito de utilização das águas termais para outros fins que não os da cura termal encontrava-se ainda pouco explorado.”

Para além destes produtos passarem a ser usados, em exclusivo, no Balneário Rainha D. Amélia & Spa Termal vão também poder ser adquiridos, na loja termal nos balneários; via internet na página web; nas farmácias e nos espaços de saúde e bem-estar do concelho. Os preços só vão ser divulgados na apresentação dos produtos, mas da administração fica a garantia, “vão acompanhar os preços de mercado”.

O processo

A linha AQUA resulta de uma parceria da Termalistur com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto que tinha como objetivo investigar as propriedades dermatológicas da água termal de S. Pedro do Sul, visando verificar o seu interesse científico para a formulação de produtos dermocosméticos.  Os resultados foram animadores, “A água termal das Termas de S. Pedro do Sul revelou possuir excelentes propriedades dermatológicas, nomeadamente hidratantes e anti-irritantes, além de ser refrescante e suavizante”.

Um longo processo iniciado em 2006 que garante a qualidade desta linha dermocosmética. Como assegura o Administrador, a Aqua “foi formulada por profissionais de saúde e todos os produtos são testados dermatologicamente, hipoalergénicos e têm eficácia comprovada, uma vez que conseguem manter as características hidratantes, suavizantes e apaziguantes da água termal.” Todos os produtos, como acrescenta Victor Leal, foram formulados para todos os tipos de pele, sendo inclusivamente adaptados para peles sensíveis, e foram submetidos a estudos de comprovação de qualidade, eficácia e segurança.

Uma nova era para as Termas de S. Pedro do Sul

Para Victor Leal, o lançamento destes produtos é um passo importante para afirmar as Termas de S. Pedro do Sul. “Além do valor comercial, estes produtos sustentam, também, um valor inestimável de afirmação da marca e imagem das Termas de S. Pedro do Sul, contribuindo para levar o nome das termas a públicos até hoje inatingíveis”. Como defende Victor Leal, “As Termas de S. Pedro do Sul não querem ser apenas conhecidas por serem as maiores, querem afirmar-se pela inovação, pela liderança, por serem um pólo de competitividade e geração de valor. Pólo que embora situado no interior do País quer afirmar e demonstrar como é possível também aqui apresentar e desenvolver a melhor inovação e contribuir decididamente para o desenvolvimento de um Concelho e de toda uma região”.

Na ótica do Administrador  da Termalistur o lançamento desta gama, assim como a aposta na investigação,  são essenciais para a sustentabilidade das Termas de S. Pedro do Sul. Como justifica, “as Termas de S. Pedro do Sul terão de seguir por novos caminhos, procurar novas oportunidades e não se colocarem numa posição de conservadorismo que impede o seu desenvolvimento. Queremos e vamos estar na vanguarda da investigação e da produção de conhecimento técnico-científico na área termal e ser uma referência na Europa. Só com esta atuação de diversidade em termos comerciais e em termos de projeção da marca poderemos ser sustentáveis, e daí a importância desta linha dermocosmética”.

Nesta base, novos projetos estão a ser desenvolvidos. Já em novembro, devem estar concluídas novas formulações de novos produtos: fluido de rosto hidratante; sabonete; creme de rosto reafirmante e anti-rugas; água micelar desmaquilhante de rosto; esfoliante de rosto; esfoliante de corpo; máscara de rosto hidratante e reafirmante; gel de barbear; fluido hidratante e apaziguante pós-barbear.

Noutras áreas destaque, ainda, para a geotermia e a trigeração, dentro das quais estão já a ser desenvolvidos “planos de investigação nas áreas médicas”.

• Patrícia Fernandes

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