Ação de sensibilização “Floresta protegida, Floresta segura”

Numa ação conjunta com a Guarda Nacional Republicana, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Sever do Vouga organiza a sessão de esclarecimento e sensibilização “Floresta protegida, Floresta segura”. A ação decorre no dia 17 de fevereiro (sábado), pelas 11h00, no Centro das Artes e do Espectáculo de Sever do Vouga.

A sessão irá abordar a prevenção de incêndios, com ênfase na recente legislação que obriga os proprietários a procederem à limpeza das faixas de gestão de combustível. A ação tem ainda como objetivos alertar para o uso indevido do fogo e comportamentos de risco, comunicar as boas práticas e respeito pela Natureza e ainda as normas de cumprimento da legislação relacionada com a (re)arborização.

Recorde-se que, de acordo com a legislação em vigor, é obrigatório a criação de um perímetro de segurança à volta das casas até o dia 15 de março. Neste sentido, a gestão da faixa de combustível deve ser realizada da seguinte forma:

– Faixa de 50 metros à volta dos edifícios com a limpeza total do mato;

– As copas das árvores têm que distanciar entre si, no mínimo 4 metros;

– As árvores e arbustos têm que estar a uma distância superior a 5 metros da alvenaria exterior do edifício e impedir a projeção das copas sobre os telhados;

– No raio de 50 metros do edifício não pode haver acumulação de sobrantes florestais, assim como acumulação de lenha, que deve estar devidamente acondicionada, ou substâncias inflamáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.