A alegria do Carnaval contagiou a região

Tradição foi mais forte que a chuva

• Patrícia Fernandes

Ed650_CarnavalSão Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Castro Daire, em todos estes concelhos viveu-se o Carnaval. Centenas de pessoas saíram às ruas, esqueceram a crise e, por três dias, renderam-se à folia, tão típica desta época.

Muita diversão, muitas críticas. Os temas que marcam a atualidade nacional e regional não foram esquecidos, até porque, parafraseando Gil Vicente, a melhor forma de castigar os costumes é mesmo “rindo”. As tão faladas praxes, os nossos governantes, a crise, a coadoção gay, são só alguns dos exemplos que marcaram os Carnavais de 2014. Em destaque esteve o centenário do Vouguinha, por alguns também conhecido por Chancas, devido ao seu barulho tão característico.

Na maior parte dos casos, a chuva não conseguiu estragar o Carnaval nem afastar as pessoas da rua. Alguns desfiles, contudo, foram adiados. Em alguns casos os festejos só decorreram no fim de semana seguinte nos dias 8 e 9 de março, já durante a quaresma.

Além dos desfiles, o Carnaval foi marcado por inúmeros bailes de máscaras, nos quais as fantasias foram o mote para uma festa diferente em que, por algumas horas, todos foram outras pessoas.

Estas iniciativas são o culminar de muitos dias de trabalho, nos quais as ideias nasceram e os carros alegóricos, as fantasias, os enfeites foram criados com o afinco e o gosto de quem não quer deixar morrer a tradição. Os carnavais da região, em destaque na Gazeta da Beira.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *