Novas Unidades Pastorais reestruturam diocese de Viseu

D. Ilídio Leandro quer maior capacidade de reposta

 

Site-BispoViseuDIlidioO bispo de Viseu está a promover uma nova organização da diocese, segundo noticiou a Agência Ecclesia. D. Ilídio Leandro já iniciou uma jornada de sensibilização e esclarecimento junto dos “sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos que têm responsabilidades na animação e serviço pastoral às comunidades cristãs”.

Com este novo modelo a diocese ficará estruturada em 17 unidades pastorais que irão trabalhar em conjunto para responder a necessidade prementes a nível pastoral.

D. Ilídio Leandro referiu que “algumas razões que ajudam à organização da Igreja em unidades pastorais” prendem-se com o facto de as atuais paróquias não estarem capazes de responder eficazmente ao serviço de catequese para crianças, jovens e adultos, de pastoral juvenil e vocacional, de pastoral familiar e social, de pastoral litúrgica e de animação missionária.

A programação comum das atividades pastorais poderá favorecer a “unidade e a comunhão da Igreja” muitas vezes deturpadas por atuações contrárias de paróquia para paróquia.

Este modelo poderá ainda rentabilizar recursos humanos existentes em cada uma das freguesias em termos, por exemplo, de sacerdotes que são cada vez mais escassos.

De acordo com o gabinete de imprensa da Diocese de Viseu, a perspetiva das unidades pastorais realça também “a dinâmica missionária das comunidades cristãs, em que cada crente se sinta corresponsável pela identidade cristã de cada comunidade, que testemunha a sua fé através do exercício da caridade para o bem comum”.

Os sacerdotes da unidade pastoral irão trabalhar em conjunto, embora com responsabilidades distintas em termos de território e de âmbito pastoral, sendo essencial para este novo modelo que exista “unidade e comunhão” para que se cumpra o objetivo principal de que todos trabalhem de acordo com as necessidades da diocese, refere o gabinete de imprensa da Diocese de Viseu.

Redacção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.