25.º Aniversário do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira em Queirã

Em Vouzela

• Rita Mendes

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2017, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira comemorou o seu 25.º Aniversário. A comemoração deste aniversário  inicialmente agendada para os dias 28 e 29 de outubro de 2017, foi adiada devido ao Concelho de Vouzela se encontrar “em estado de calamidade”, provocado pelos Incêndios que o assolaram nos dias 15 e 16 de outubro de 2017.

O dia 8 de dezembro, sexta feira, foi o dia principal, tendo havido, no princípio da noite, um jantar de confraternização entre os elementos do grupo, antigos executantes e as entidades convidadas da Freguesia de Queirã e Município de Vouzela. Após o jantar, seguiu-se, às 21h, no Cineteatro de Vouzela, o Encontro de Música Tradicional, contando com as atuações do Grupo pertencente à Associação aniversariante, Grupo de Veteranos da Freguesia de Queirã e suas Harmónicas, o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra e o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira. Este ano, o Grupo aniversariante não quis quebrar a tradição e resolveu marcar estes seus 25 anos, homenageando os seus antigos execuntantes, tendo sido esse o momento final do espetáculo, terminando com todos em palco interpretando a Música “Chula do Povo”, cantada também pelos seus autores Fernando Pereira e José Mendes. Os “Parabéns” cantaram-se no átrio do Cineteatro, no qual estava patente a exposição e venda de trabalhos do Ateliê de Artes Decorativas, outra secção da Associação Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira.

No dia 10 de dezembro, sábado, esteve aberta ao público a Exposição “Ouro Negro e as suas Gentes”, patente no Espaço “Memórias da Freguesia de Queirã”, antigo Edifício da Escola Primária de Vasconha. A exposição elucida e retrata a momentos áureos da Freguesia de Queirã – exploração de minério e volfrâmio e seus ciclos .

No domingo, 11 de dezembro foi celebrada a missa, pelas 11:30 min., na Igreja Paroquial de Queirã, pelo Sr. Padre Francisco, em Ação de Graças e homenagem aos elementos falecidos que fundaram, pertenceram e dinamizaram o Grupo de Cavaquinhos: Prof.º Joaquim Mendes, D.ªNatália Mocho e Sr. Amílcar Torrinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.