25.º aniversário da Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa

Manuel Costa Santos

Fundada a 14 de Dezembro de 1991, por um grupo de Regionalista Castrenses. A Casa do Concelho de Castro Daire, celebrou no passado dia 18 de Dezembro de 2016, o seu 25.º Aniversário da sua fundação.

Ao longo destes 25 anos ao serviço da cultura e tradições Castrenses, representando em Lisboa as tradições da Região de Castro Daire e Montemuro. Nos últimos anos, as actividades da Casa de Castro Daire, não tem sido fácil a sua realização. Quer por crises Diretivas, quer por crises financeiras. Mas com maior ou menor dificuldade a Casa de Castro Daire continua a existir em Lisboa.

Neste 25.º Aniversário, dos seus ditos fundadores!! nem sombras se viram!!. nesta festa Castrense. A maior parte dos seus fundadores, já não fazem parte do mundo dos vivos. Dos que existem, alguns falam, falam, mas não os vemos fazerem nada, nem dão sinal da sua presença na Casa mãe !!

Este 25.º Aniversário constou de um Almoço Convívio, servido na sua Sede. Confeccionado pelo pessoal do STAFF da Casa, como é óbvio. O grupo de tocadores de concertinas da Casa de Castro Daire animou o baile e fados há desgarrada por cantadores presentes.

Vários Convidados marcaram presença. Vários membros do executivo da freguesia de Marvila, Representante da freguesia do Beato, Presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa, representante da Associação das Colectividades de Lisboa, e outros representantes de Associações.

Da Câmara de Castro Daire, como é óbvio, ninguém se fez representar!!. Não é de admirar estas ausências, pois a Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa, continua a ser considerada como uma qualquer associação de aldeia!!

De registar que ainda no mês de Novembro 2016, ouve um grupo de policias e militares do concelho de Castro Daire,  realizaram o seu almoço de Natal em Lisboa e tiveram a presença do Vereador da Cultura da Câmara de Castro Daire e o seu Vice – Presidente. É por estas e outras coisas, que há gente que não gosta do que escrevemos e falamos.

A Casa de Castro Daire, tem estado numa fase de realização de várias obras de conservação na sua Sede, precisando de muitos apoios.

O seu Rancho Folclórico também está numa fase de renovação dos seus trajes, pois alguns já se encontram muito velhos. Tem estado a ensaiar novas danças e cantares, para que na próxima época do folclore se apresente em forma.

No mês de Janeiro. O Rancho Folclórico e o Grupo de Concertinas vão cantar as Janeiras por vários locais da cidade de Lisboa.

Para o próximo ano de 2017, vai haver eleições para os novos Corpos Sociais da Casa de Castro Daire, vamos ver quem vai ter a difícil tarefa de conduzir os destinos da Casa de Castro Daire, que tem um vasto historial cultural em Lisboa.

 

Desejamos: VOTOS DE BOAS FESTAS  E UM FELIZ ANO NOVO DE 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.