Vacinação contra a gripe começou dia 15

A campanha de vacinação contra a gripe terá início na segunda quinzena de setembro e os utentes com mais de 59 anos, assim como os elegíveis das outras faixas etárias, poderão ser vacinados simultaneamente contra a COVID-19 e contra a gripe.

A vacina contra a gripe sazonal passa a ser gratuita, já esta época, para todas as pessoas com 60 ou mais anos, bem como para outros grupos prioritários a definir pela Direção-Geral da Saúde. Até agora, a vacina era recomendada a todos os cidadãos com 60 ou mais anos, mas só era gratuita acima dos 65 anos, inclusive.

A par dos Centros de Saúde, também as farmácias comunitárias vão poder administrar a vacina de COVID-19 em simultâneo com a da gripe. Segundo o Governo. dessa forma será agilizado “o processo de vacinação, promovendo ganhos em saúde, e um maior conforto e proximidade para os utentes.”

As vacinas diferem de ano para ano

Deve proceder-se à vacinação anual, para manter uma proteção eficaz e adaptada às variações que o vírus da gripe apresenta de um inverno para outro, o que implica alterações na composição da vacina em cada época.

A gripe é uma doença viral aguda das vias respiratórias, que pode ter particular gravidade nas pessoas idosas ou com doenças crónicas. A vacinação é uma forma fundamental de prevenir ou de atenuar a doença.

14/09/2023


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *