Escola Preparatória D. Duarte de Almeida – Escola Básica de Vouzela

1970 – 2020: 50 anos de História

ESCOLA PREPARATÓRIA D. DUARTE DE ALMEIDA – ESCOLA BÁSICA DE VOUZELA

1970 – 2020: 50 anos de História

• Raquel Ferreira

Breve historial

Foi há 58 anos que um grupo de entusiastas Vouzelenses (“Sociedade Central de Educação e Ensino, Lda”) – 05/05/1962 – entendeu desenvolver todos os esforços para a criação de um estabelecimento de ensino particular.

Com sede na vila de Vouzela, assim nascia o Externato de São Frei Gil. Em edifício próprio e de raiz. Era o ‘tempo’ dos colégios. Dos ‘novos’ colégios, já que os antigos mantinham o seu empório que a tradição lhes conferia, ombreando com o quase nulo ensino oficial (liceus, escolas técnicas/industriais/comerciais).

Graças ao empenho de diretores, professores e funcionários, o Externato constituiu a ‘porta’ que faltava para muitos jovens, impondo-se como um marco de referência para a região, nomeadamente, no que respeita a resultados alcançados pelos respetivos alunos, no decurso dos 14 anos do seu funcionamento.

Em 1970, o Ministro da Educação, ao tempo, Prof. Veiga Simão, dá um forte e eficaz impulso no ensino público com a criação das escolas preparatórias, que abrangiam os 5º e 6º anos de escolaridade. Surgia, assim, em Vouzela, a Escola Preparatória D. Duarte de Almeida (02/10/1970 – Portaria nº486/70, de 2 de outubro). A Professora Maria Antónia Alcoforado foi a sua instaladora e primeira Diretora. Seguiu-se-lhe o Prof. António Alexandrino, os Padres Agostinho e Condeço, Eugénia Liz, Maria da Luz Barros e Raquel Ferreira (atualmente com cerca de 30 anos no cargo – Presidente do Conselho Diretivo, do Conselho Executivo e Diretora, sempre na melhor parceria com excelentes colegas).

‘Regressando’ a 1970. Exerceram funções administrativas: Daniel Vitória, Matilde Figueiredo, Adília Simões. Auxiliares de Ação Educativa: Paulino Meireles, Beatriz Gomes, Celestino Rodrigues e Edite Rodrigues.

Os dois primeiros anos curriculares do Externato são encerrados, a fim de ceder as instalações necessárias para o funcionamento da escola pública (Escola Preparatória de D. Duarte de Almeida).

No entanto, a inovação não pára, já que, dois anos após (1972), é criada a Secção da Escola Comercial e Industrial de Viseu (origem da atual Escola Secundária de Vouzela). Cessa aqui o périplo do Externato de S. Frei Gil, tendo-se coabitado, desde 1975, nas condições possíveis, à época. Com efeito, deve-se à Câmara Municipal a solução para situações pontuais e sucessivas (casos do ensino complementar secundário e a implementação da Escola Profissional, em fase de instalação e desenvolvimento).

A nossa ESCOLA, passando, sucessivamente, por “Preparatória D. Duarte de Almeida”, “Escola Preparatória de Vouzela”, “Escola Básica Integrada de Vouzela” e, agora, por “Escola Básica de Vouzela” (Sede de Agrupamento de Escolas de Vouzela, desde 07/06/2000), tem passado por diversas e constantes obras de melhoramento/ manutenção/remodelação, o que tem permitido manter o antigo edifício em estado satisfatório… Em 2004, vimos, com satisfação, a tão desejada ampliação da nossa pequena Escola, com dois novos Blocos/Pavilhões que constituíram, efetivamente, um passo qualitativo importante para o processo educativo da nossa comunidade. Em 2007, fez parte de um Projeto-Piloto, a nível nacional, protocolado com a Tutela (“Contrato de Desenvolvimento para a Autonomia”) que deu os seus frutos e que, após sucessivas prorrogações, vimos terminar a 31/08/2020!

Desde há 13 anos que, no âmbito da Educação Ambiental, temos desenvolvido o “Projeto Eco-Escolas”, com o qual temos vindo, sucessivamente, a granjear o Galardão Bandeira-Verde.

Em 2006/07, constituiu-se como Escola de Referência, aquando do desenvolvimento do Projeto “ATIVO”, envolvendo todos os estabelecimentos escolares do Concelho, em parceria com o Município, Centro de Saúde de Vouzela e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Daí resultou a edição de três estudos/livros relativos ao crescimento, desenvolvimento e saúde das crianças, jovens e famílias do Concelho, com o objetivo de combater o sedentarismo e a obesidade infantil.

Nas instalações desta Escola encontram-se as Sedes das Associações ADDA (Associação D. Duarte de Almeida) e AGGV (Associação Grupo de Ginástica de Vouzela), que têm sido verdadeiros parceiros… reconhecida, igualmente, pelo Grupo de Ginástica, o qual, ao longo dos seus 18 anos, alcançou muitos prémios e concretizou grandes sonhos, com a colaboração extraordinária dos seus treinadores, ginastas, encarregados de educação, Município e outros parceiros…

A Escola continua com a mesma vitalidade, abertura ao Meio e dinâmica, pressupostos que a têm distinguido, ao longo dos seus 50 anos de vida.

É esse testemunho que pretendíamos transmitir nas diversas atividades previstas para realizar durante o ano, muitas delas não exequíveis, face à presente situação pandémica.

A todos/as os/as que contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento de uma Escola Pública com Qualidade, o nosso grande Bem-Haja!

Vouzela, 26 de Setembro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *