Está a nascer a Associação Fraga Aveloso

Na freguesia de Sul

ED653_SUL-Associacao_DSCN9182Com o objetivo de contribuir para a preservação do valioso património ambiental e cultural da região centrada na freguesia de Sul, está a dar os primeiros passos a Associação Fragas Aveloso. Constituída em 2013, a associação partiu da iniciativa de familiares e amigos da bióloga Paula Tavares, falecida em 2009 num trágico acidente de viação. Com raízes familiares e forte ligação afetiva à aldeia de Aveloso de Sul, Paula Tavares era investigadora no Instituto Superior Técnico, doutorada em ecotoxicologia e com dedicação ativa às áreas do ambiente, agroecologia, soberania alimentar e comércio justo.

A Associação Fragas Veloso surge em homenagem a esta jovem cientista e ecologista social. Pretende, numa fase inicial, organizar eventos na região relacionados com os seus objetivos e dinamizar apoios e financiamentos a projetos de intervenção ambiental, científica, comunitária e cultural.

Encontra-se em fase de construção, na aldeia de Aveloso, o edifício que albergará a sede da associação. Com uma imponente vista que vai desde o santuário de S. Macário até ao vale de Sul, a futura sede ficará com instalações para acolher investigadores, salas para exposições, workshops e serviços administrativos e de apoio, num contexto ambiental, paisagístico e de características rurais verdadeiramente excecionais.

Espera-se que em breve possam ser anunciados projetos em parceria com entidades da região. A Fragas Aveloso já tem um sítio na internet – www.fragasaveloso – e pode ser contactada através do correio electrónico: geral@fragasaveloso.ptRedação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.