Iniciativa procura promover o concelho e dinamizar economia local

Festival de Imagem de Natureza regressa a Vouzela

• Patrícia Fernandes

646_p12_CINCLUSNos próximos dias 25 e 26 de Janeiro, Vouzela volta a ser o palco do Festival de Imagem de  Natureza, evento único em todos país. O já conhecido Cinclus vai já na quarta edição e, mais uma vez, promete trazer ao concelho algumas referências nacionais e internacionais na área da fotografia. Dias antes do arranque do festival, Rui Ladeira, em entrevista à Gazeta da Beira, faz a antevisão desta iniciativa, que espera trazer a Vouzela centenas de pessoas.

O Festival de Imagem de Natureza, passadas três edições, é já, como indica o Presidente da Câmara, “o ponto de encontro dos maiores e mais conceituados fotógrafos do país, integrando também grandes profissionais de nível internacional”. Uma aposta ganha, na medida em que tem levado o nome de Vouzela bem longe. Como conta o Presidente da Câmara, “este evento projetou Vouzela ao longo das três edições anteriores como a grande referência nacional na fotografia de natureza e da vida selvagem”.

Com esta iniciativa, Rui Ladeira quer dinamizar a economia local, ao mesmo tempo que procura divulgar o património do concelho de Vouzela. Para esta quarta edição, as expectativas do município continuam altas, sendo esperadas, neste sentido, pessoas de todo o país. Como refere Rui Ladeira, “O evento tem vindo a crescer ano após ano e dada a qualidade dos convidados e a projeção nacional deste Festival, esperamos ter novamente a casa cheia, com largas centenas de pessoas durante estes dois dias”.

A nível de custos, como adianta o município, estes passam, essencialmente, pelas despesas de alojamento, alimentação e despesas de deslocação de alguns profissionais que dinamizam os workshops. Um investimento que, na opinião de Rui Ladeira é claramente recompensado. Como explica, “Este evento tem um grande impacto na economia local, em especial na restauração e alojamento”.

O cartaz

Logo a abrir, no dia 25 de Janeiro, pelas 10h30, a abertura da exposição “Fragmentos de Vida”, no Museu Municipal. Uma coleção de João Petronilho e David Guimarães que reflecte a visão destes dois autores sobre o mundo natural. Paralelamente, no exterior também vai haver uma exposição, na Praça Morais de Carvalho, o fotógrafo João Cosme vai promover a biodiversidade dos rios do concelho de Vouzela. Pelas 11h30, e com a duração de uma hora, no Auditório Municipal de Vouzela, vai  realizar-se um Workshop sobre como “Fotografar Aves em Plena Natureza”o qual vai ser dinamizado pelo finlandês Markus Varesvuo, uma referência mundial na fotografia de aves, que vai mostrar e falar das suas técnicas.

O festival vai ter início, da parte da tarde, pelas 14h00 e como indica Rui Ladeira, “vai ter a  presença de prestigiados fotógrafos nacionais e internacionais, jornalistas, ilustradores e realizadores que ao longo do fim de semana irão passar pelo palco do Cineteatro João Ribeiro para deixar os seus testemunhos”.

Integradas no programa do Cinclus – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, de 22 a 24 de Janeiro, vão, ainda, realizar –se várias palestras destinadas aos alunos das escolas do concelho. As palestras podem ser feitas por um ou dois fotógrafos de natureza, sempre relacionadas com a promoção das belezas naturais de Vouzela e de Portugal. O objetivo, como explica Rui Ladeira, “é mostrar um pouco do que está por detrás do trabalho do fotógrafo de natureza: as técnicas, os métodos e o planeamento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *