Termas de S. Pedro do Sul um lugar de saúde e bem estar em pleno desenvolvimento na Região de Lafões
• Texto de Fernando Morgado

Para se conhecer bem as Termas de S. Pedro do Sul, não podem ser visitadas ou apreciadas de automóvel. E eu fiz uma visita ás Termas, mas a pé. Percorri ruas, ruelas e apreciei aquilo que a grande maioria não conhece e devia conhecer para ter uma visão, ou opinião mais avalizada. Um lugar de saúde e bem estar.
Neste momento, as Termas de S. Pedro do Sul estão a atravessar uma verdadeira revolução em curso: Obras particulares nos Hoteis Vouga e Grande Hotel Lisboa, melhorando as suas condições de habitabilidade. Obras Públicas: Saneamento, nova Central elevatória, circuito lúdico com novas ciclovias e nova ponte, as obras de requalificação do Balneário Romano e limpezas das margens do rio. Para breve, a construção de Represa, desassoreamento e geotermia em Hoteis. Chama-se a isto planeamento e visão do futuro e a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul está de parabéns pelo belo trabalho que tem desenvolvido na Estância Termal.
Há bem pouco tempo, a Diretora Regional da Cultura do Centro visitou as obras em curso no Balneário Romano, um investimento de um milhão e meio de euros e tem a comparticipação de 85% de fundos comunitários, 7,5 % da D.R.C. Centro e 7,5% da Câmara Municipal. Este é o maior investimento em recuperação de monumentos do Centro do País e vai acrescentar mais valias ao Turismo de Saúde e Bem Estar, atraindo novos turistas ao concelho e á região.
Hoje quem procura umas Termas, não procura só os tradicionais tratamentos com águas medicinais. Procura sim, um lugar de saúde e bem estar e mais do que isso, as Termas de S. Pedro do Sul oferecem muito mais, por isso aconselhamos que nos visitem, façam os seus tratamentos, aproveitam para passear e conhecer tudo aquilo que S. Pedro do Sul oferece, tais como: Bons ares, belíssimas paisagens, águas maravilhosas, passeios deslumbrantes ás serras de S. Macário, da Arada, da Freita, Monte Senhora da Guia, Convento de S. Cristóvão de Lafões e muito mais aquilo que os concelhos limítrofes oferecem também como é o caso de Vouzela e Oliveira de Frades.

Acabei há uma semana um tratamento efetuado no Balneário da Rainha Dª Amélia, nas Termas, á coluna, Vichi e massagens e perante tudo o que me foi dado apreciar, tenho que deixar aqui os meus parabéns á TERMALISTUR, na pessoa do Presidente do Conselho de Administração – Dr. Vitor Leal – a maneira como fui tratado, acompanhado durante os tratamentos, com pessoal extremamente educado, profissional no seu desempenho e acima de tudo humano. Um muito obrigado a todos os trabalhadores da TERMALISTUR, que bem merecem. Na grande maioria, os aquistas que procuram as Termas de S. Pedro do Sul, são pessoas cujas faixas etárias se situam acima dos 60 anos, mas cada vez mais as águas das Termas são procuradas por pessoas entre os 30 e os 50 anos, querendo atrasar o aparecimento de problemas reumatismais. As Termas são hoje procuradas por pessoas com uma multiplicidade cultural, social e económica, com perspetivas bastante diferenciadas no que se refere á sua estadia.
Em termos de infraestruturas, têm neste momento dois Balneários com uma arquitetura distinta e cuja essência é a mesma, mas com condições diferentes.
Uma das grandes apostas das Termas de S. Pedro do Sul, foi a construção de um moderno SPA, que se posiciona cada vez mais para a saúde e bem estar com oferta de tratamentos personalizados de nível elevado e visando a sua utilização em tratamentos e massagens corporais e faciais, foi criada uma linha de dermocosmética, aproveitando as caracterizas únicas das águas minerais.
As Termas de S. Pedro do Sul deverão crescer ao ritmo do crescimento urbano, o que é uma realidade e a procura Termal e de Lazer transformou a estância num resort em todo o sentido da palavra.

Mas para que os ilustres leitores da GB fiquem a conhecer muito melhor o concelho de S. Pedro do Sul e as suas Termas, renovamos o convite para que nos visitem no interior centro de Portugal e em plena região de Lafões e o concelho estende-se por 14 freguesias e uma área de 350 kms2. Mas o encanto do concelho não se esgota nas suas águas termais, já que podem usufruir da exuberância natural das suas serras atrás já referidas, das aldeias de xisto, do incalculável património arqueológico e arquitetónico, da riquíssima gastronomia e do artesanato, para além dos variados programas de animação na cidade e nas Termas. Vale a pena uma visita á cidade de S. Pedro do Sul, calcorreando as suas ruas em pleno centro histórico e sentir a cidade como sua. O turismo termal, cultural, patrimonial e de montanha, diferenciado e genuíno, S. Pedro do Sul e as Termas esperam por si, pois tão bem sabe receber e dar a conhecer todos os seus encantos e recantos do concelho.
Toda a natureza de S. Pedro do Sul e suas Termas está envolta num horizonte azul celeste e numa requintada paisagem de rios, ribeiros e moinhos de água, arvoredos monumentais e campos verdejantes e deslumbrantes. Descubra e essência por caminhos e sabores e viva dias de muita emoção, para não mais esquecer. Em termos de gastronomia, o melhor que há. Terra de culinária – CÁ SE FAZEM, CÁ SE COMEM. Vitela á Lafões, cabrito assado e criado naturalmente nos nossos montes, arroz de pato á Lafões, arroz de carqueja, Chouriça com grelos, tudo isto acompanhado com uma broa de milho e por um vinho da região de Lafões. E não deixe de saborear os doces os VOUGUINHAS e os CAÇOILINHOS, deliciando-se com o pão de ló da freguesia de Sul, espetacular, não esquecendo as compotas e os licores. Em S. Pedro do Sul delicie-se com o que temos de bom para lhe oferecer.
Pode ainda participar na Feira da Laranja em Abril, Feira da Vitela de Lafões em Maio, Feira da Broa em Agosto, Festival do Feijão em Setembro, Festa da Castanha e do Mel em Novembro e semanalmente aos sábados, nos Claustros da Câmara Municipal, poderá encontrar produtos típicos da região, vendidos por produtores locais no Mercado de Agricultura Familiar e Tradicional e descobrir o doce sabor das nossas tradições.
Termas de S. Pedro do Sul, dois mil anos de Saúde e Bem Estar
Desperte o quanto de bom tem a sua vida e do alto das nossas serras e dos campos, a magia das nossas águas, fazem de si e de toda a família, pessoas felizes e… esperamos por si todo o ano.
Comentários recentes