Mário Almeida

TEMPOS ESTRANHOS!

Esta nova fórmula de governação, chamada de geringonça, sendo legítima é, ainda assim, estranha.

Sem falar do Bloco de Esquerda, que é assim uma espécie Mix onde se inclui tudo aquilo que é “ex” qualquer coisa, como sejam, ex-Trotskistas, ex-maoistas, ex-PCP, ex-PS e ex-PSD. Um partido ainda sem história, pelo menos comparado com todos os outros.

Causa alguma estranheza o comportamento do Partido Comunista.

Pouco tempo depois de serem conhecidos os resultados do referendo britânico que deu a vitória ao Brexit, o governo português aconselhou os portugueses que vivem naquele país a pedir a nacionalidade inglesa.

Nem quero pensar o que seriam declarações como estas, proferidas pelo anterior governo, nas mãos dos jornalistas e da oposição!

Não é difícil imaginar o deputado João Galamba e a Catarina Martins, no parlamento, a acusar o governo e Passos Coelho de traidores à pátria, que aconselhavam os portugueses, não a emigrar, mas a fugir do país e da nacionalidade.

Mas os tempos são outros e agora tudo se tolera.

O que é ainda mais estranho é o comportamento do PCP que assiste a tudo isto com um silêncio absolutamente estrondoso.

A Caixa Geral de Depósitos está há anos numa situação preocupante. Os governos sucessivos têm dito que é preciso capitalizá-la. Alguma desta necessidade, como se tem visto, resulta de uma gestão do crédito concedido que é, nalguns casos, criminosa.

No entanto, assistiu-se, no parlamento, a aprovação de aumentos milionários para os administradores da Caixa, apenas com os votos contra do PSD e CDS!

De seguida o ministro Mário Centeno aprova e apresenta um plano de recuperação da Caixa Geral de Depósitos, que passa pelo despedimento encapotado, de acordo com o entendimento da Intersindical no passado, de 2500 pessoas!

Despedem-se pessoas para se aumentar os ordenados milionários dos administradores do banco e o PCP aceita tudo isso com uma enorme tranquilidade.

E quando é proposto uma Comissão de Inquérito ao banco público, pelos chamados partidos da Direita, parece que cai o Carmo e a Trindade!

Aquilo que seria uma atitude normal da oposição de esquerda, PCP e BE, caso não estivessem comprometidos com esta governação, agora parece ser um crime de “lesa pátria”.

Mesmo assim, a tal Comissão de Inquérito lá saiu! Com muito custo é certo, com a oposição até do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, mas avançou.

Esperemos agora que ela identifique todos os culpados do estado a que chegou o banco público. Os contribuintes não podem continuar a pagar os desmandos de políticos irresponsáveis que, sob o manto da nomeação de administradores muito competentes (sempre!), mas alinhados partidariamente, lá iam controlando o banco e fazendo favores aos amigos.

O argumento mais estúpido que ouvi da parte dos opositores à Comissão de Inquérito, é que pode sobrar “porcaria” para todos os partidos!

E os contribuintes não têm o direito de saber?

Os políticos teimam em fazer os portugueses de parvos. Mas, a verdade, é que alguns são mesmo!

Fiquem bem!

Mário AlmeidaRedação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *