“Guitarras Mágicas 2016”

29 de Junho a 3 de Julho

Festival Internacional de Guitarra

“Guitarras Mágicas 2016”

699_guitarra

Couto de Esteves – Sever do Vouga

29 de Junho a 3 de Julho

 

Organização:

Câmara Municipal de Sever do Vouga

ACSCE – Associação Cultural e Social de Couto de Esteves

Equipa de Direcção:

Responsável pela Direcção Executiva: Miguel Lopes

Responsável pela Direcção Artística: João Moita

 

É com grande satisfação e entusiasmo que apresentamos o IV Festival Guitarras Mágicas. A presente edição terá no seu cerne, como sempre, o Curso de Verão que para além de ter estado na génese deste festival, constitui como que a sua alma mater, conferindo-lhe uma identidade própria. Ainda no plano formativo teremos um “repetente” que é sem dúvida um dos professores mais eminentes do mundo da guitarra clássica, Marco Tamayo.

O Festival terá início na quarta-feira com um duplo concerto no Centro das Artes do Espectáculo em Sever do Vouga, que é muito especial por vários motivos: em primeiro lugar porque num dos concertos voltaremos a ter a guitarra portuguesa como instrumento de eleição, com a actuação de um jovem que é já um dos mais firmes valores do panorama nacional, Ricardo Silva; em segundo e não menos relevante, porque iremos assistir à apresentação de um quinteto de guitarras recém-criado, constituído por cinco professores dos cinco Conservatórios oficiais de Música do nosso país, que para além de excelentes professores são também cinco dos mais relevantes músicos portugueses, daí a enorme expectativa para este concerto.

O segundo concerto, sábado à noite, terá um dos duos mais brilhantes da cena internacional, que já nos brindou com um magnífico concerto na segunda edição deste evento; desta vez o duo Anabel Montesinos/Marco Tamayo tocará em mais um local mágico do nosso território, por onde o Festival nunca havia passado, que é a Igreja Matriz de Talhadas.

Para encerrar a presente edição deste festival teremos no domingo mais um evento duplo a realizar na Igreja Matriz de Couto de Esteves: um concerto com a guitarrista galega Isabel Rei Samartim e o Concerto de Encerramento do Curso de Verão. Isabel Rei brindar-nos-á com um concerto intitulado “Duas Beiras do Atlântico”  interpretando música galega, madeirense e brasileira, num reportório praticamente desconhecido do grande público o que confere um interesse estético muito especial a este concerto.

Bem haja a todos pelo empenho colocado na organização deste festival, em especial à Câmara Municipal de Sever do Vouga na pessoa do seu presidente Dr. António Coutinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *