Poluição põe em risco biodiversidade e Turismo

Descargas ilegais no rio Paiva continuam

Segundo relatos que chegaram à Gazeta da Beira, em apenas uma semana, houveram duas descargas ilegais no rio Paiva. O verde assim denuncia. Em declarações à Gazeta da Beira a associação SOS Rio Paiva diz que é urgente atuar sobre pena de se perder muitas espécies. Como alertam, esta situação pode ainda pôr em risco o turismo rural da região.

Castro Daire

Em apenas uma semana, duas descargas ilegais. Como revela o SOS Rio Paiva: “A primeira ocorrência foi verificada no passado dia 8 de Abril, altura em que o rio se apresentou subitamente com o leito de cor verde e opaca no troço entre Castro Daire e Arouca. Uma semana mais tarde, no dia 15 de Abril, a situação repetiu-se, existindo fortes suspeitas que a poluição tem origem no concelho de Castro Daire. Ambas as situações ocorreram após a queda de chuva na região, situação que tem sido frequente nos últimos anos e que levanta suspeitas sobre o aproveitamento do aumento do caudal do rio para a realização de descargas ilegais”.

Segundo Sérgio Caetano da SOS Rio Paiva, em declarações à Gazeta da Beira, diz que a maior parte desta poluição vem de um conjunto de ETARs localizadas em Castro Daire e Vila Nova de Paiva que não estão a funcionar corretamente. “Existe dinheiro para as construir mas depois não existe dinheiro para a sua manutenção”, lamenta.

Sérgio Caetano diz que é urgente soluções imediatas, “antes que seja tarde de mais”. Em causa, está a biodiversidade com várias “espécies protegidas em risco”, mas também o turismo rural da região. “O Rio Paiva tem a fama de ser dos rios mais limpos da Europa, se as pessoas vêm e encontram o rio neste estado, naturalmente ficam desiludidas.

A associação SOS Rio Paiva de imediato denunciou o caso à GNR. Contactadas pela Gazeta da Beira, as autoridades confirmam ter estado no local, assim como, denúncias frequentes de poluição no Rio Paiva. A GNR recolheu amostras, contudo, ainda está em averiguações pelo que nada mais adiantou. O Jornal tentou, ainda, entrar em contacto com o Presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, contudo, até ao fecho da edição, apesar das várias tentativas, não atendeu o telefone.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *