Conferência de Imprensa de AcolheRural, nas termas de S. Pedro do Sul

Apresentação programa animação turística

01-08_ConfImprensa-AcolheRural-02

01-08_ConfImprensa-AcolheRural-01jpg

• Fernando Morgado

Teve lugar no Balneário Rainha Dª Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul a apresentação da Cooperativa de Animação Turística Acolherural e que se constitui como uma agência de animação turistica virada para um turismo ético e responsável nas aldeias da região de Lafões.

A Cooperativa surge como perspectiva de actividade económica e social por parte dos jovens do projecto “Acolher” – Cooperativa Intergeracional para um Turismo Ético e Responsável. Estes jovens através deste projecto ficaram capacitados como mediadores deste tipo de turismo em meio rural. Foi desenvolvido trabalho com as pessoas nas aldeias, em especial mulheres, para a criação de casas de acolhimento a visitantes e foram elaborados roteiros de ligação entre as aldeias e dentro dos próprios locais.

O Turismo Ético e Responsável pretende mostrar que o ambiente e o património histórico e cultural convivem em harmonia com a lazer e a valorização pessoal e cultural, procurando a participação das comunidades locais, na dinamização de actividades que desenvolvam a economia local.

Os principais objectivos são:

– Prestar serviços na área do turismo rural com a elaboração de roteiros e de programas culturais associados às visitas às aldeias.

– Elaborar e divulgar ofertas de visitas, garantindo a qualidade bdas mesmas e envolvendo as comunidade4s rurais.

– Realizar o transporte de visitantes e respectivo acompanhamento nos roteiros que escolherem.

– Valorizar as produções locais nas áreas de gastronomia, artesanatio, confecções e apetrechos rurtais e outras, na ligação com as pessoas que visitam por iniciativa da Cooperativa.

Programas Turísticos de Aldeia:

– Percurso pedestre guiado a Covas do Rio / Covas do Monte e Nodar

– Percurso pedestre a Aveloso-Aldeia de Sá- S. Martinho das Moitas- Lageosa e S. Macário.

–  Ciclo do Linho em Rompecilha-Fujaco e Maçagoso.

– Passeio de automóvel à Serra de S. Macário e visita guiada à Aldeia da Pena.

– Percurso pedestre guiado – Aveloso, Aldeia de Açores, S. Macário e Fujaco.

Todos estes programas têm incluído almoço, lanche e jantar, conforme o escolhido.

Destacamos o 3º Festival Fragas Aveloso a realizar nos dias 17 a 21 de Agosto de 2016

Nesta Conferência de imprensa estiveram presentes a Presidente da Cooperativa – Ana Rita Trindade, Secretária Tânia Rocha e Tesoureiro Daniela Figueiredo que  esclareceram os presentes de todo o trabalho a desenvolver. Encerrou o Vice Presidente da CM de S.Pedro do Sul – Dr. Pedro Mouro – referindo que estes projectos tinham todo o apoio da Câmara. O mesmo convidou toda a população a aderir à Festano Lenteiro do Rio, dia 5 de Agosto, para todos os sampedrenses.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *