Em Foco 856

Vaticano alerta para perigo de “escalada nuclear” face ao arrastar do conflito na Ucrânia

A ONU reuniu a sua Assembleia Geral, com início no passado dia 19, em Nova Iorque. Trata-se do maior evento promovido pelas Nações Unidas, esperando-se cerca de 20 mil participantes.

A guerra na Ucrânia esteve no centro das preocupações tendo o chefe da delegação do Vaticano alertado para o perigo de uma “escalada nuclear”, face ao arrastar do conflito na Ucrânia.

“O conflito na Ucrânia tem sido fundamental para trazer de volta à discussão a elevada ameaça da escalada nuclear. Mais uma vez, é firme convicção da Santa Sé que a utilização da energia atómica para fins de guerra é, hoje mais do que nunca, um crime não só contra a dignidade dos seres humanos, mas contra qualquer futuro possível para a nossa casa comum”, declarou o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.

Foi sublinhada a importância do desarmamento nuclear, ideia que seria reforçada durante a reunião de alto nível da ONU para comemorar o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

“O risco de uma guerra nuclear está no seu ponto mais alto em gerações, com ameaças inconcebíveis de uso nuclear, enquanto não cessa a corrida armamentista. À medida que os Estados desperdiçam em armas nucleares os recursos necessários para as preocupações urgentes com o desenvolvimento, abandonam grande parte da arquitetura de controlo de armas e desarmamento que sustenta a segurança internacional”, assinalou o diplomata da Santa Sé.

“A comunidade internacional deve manter a universalidade dos fóruns multilaterais globais e não os transformar em clubes reservados a algumas elites, que pensam da mesma forma e onde alguns são simplesmente tolerados, desde que não incomodem ninguém”, declarou o representante do Vaticano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *