Em Foco 855

«Contem o que viveram e o que sentiram», pede o Papa aos participantes na JMJ Lisboa 2023

Foto VaticanMedia Audiência do Papa a D. Américo Aguiar no Vaticano O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, deslocou-se ao Vaticano onde teve uma audiência com o Papa Francisco, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa Francisco pede aos participantes da Jornada Mundial da Juventude para contar o que viram e o que sentiram nos dias de encontro com a juventude de todo o mundo e para serem “testemunhas do que viveram”.

“Quando estiverem na universidade, na escola, no trabalho, contem o que viveram – essa multidão de mais de um milhão e meio que estava lá – e sobretudo, o que sentiram”, afirma o Papa numa mensagem vídeo enviada no passado sábado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco esteve em Portugal para presidir à JMJ Lisboa 2023, que decorreu entre os dias 1 e 6 de agosto; de acordo com as estimativas das autoridades locais, a vigília de oração na noite de sábado, dia 5, e a Missa de envio na manhã de domingo juntou um milhão e meio de participantes no Parque Tejo/Trancão, denominado Parque da Graça.

Na mensagem vídeo, o Papa Francisco começou por interrogar os jovens sobre as recordações que têm da JMJ e disse-lhes que essas memórias não são para deixar embaladas ou num “álbum de fotos”.

“É uma recordação viva. E vocês têm de a manter viva. E como se mantém uma coisa viva? Transmitindo-a, dando-a aos outros”, indicou o Papa.

No último momento da agenda em Portugal, antes de regressar ao Vaticano, o Papa disse que viveu “dias inesquecíveis” na JMJ Lisboa 2023, agradecendo posteriormente aos organizadores da jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *