cialis generika kamagra australia cialis bestellen levitra generika viagra online kaufen kamagra bestellen cialis generika kamagra oral jelly kamagra 100mg prix cialis cialis generique kamagra gel kamagra bestellen viagra bestellen kamagra oral jelly levitra kopen
viagra Levitra Soft Tabs Kamagra Fizzy Tabs Acquistare Viagra Soft Tabs Viagra Generic Test Pacchetti Originale Acquistare Levitra Strips Il brevetto Viagra Cialis e Super Kamagra Acquistare Cialis Strips Viagra Pastiglie Viagra e Disfunzione Erettile priligy dapoxetina generico Kamagra 100 Cialis online Levitra Generico Domande e Risposte sul Viagra Test pacchetti Propecia generico Acquistare Cialis Soft Tabs Viagra e generici Levitra Cialis Generico Lovegra Super Kamagra Viagra femminile Acquistare Test Pacchetto Generico LIDA Dai dai hua Cialis Pastiglie Acquistare Super Kamagra Cialis Generico Viagra online

Daniel de Melo

Há 100 anos: a conclusão da linha do Vale do Vouga

5 – A inauguração

Ed647_Estação-do-caminho-deEm finais de Janeiro de 1914 estava terminada a construção do caminho-de-ferro do Vale do Vouga. Faltava fazer uma inspecção cuidadosa do último troço construído, para verificar se a linha estava em condições de ser aberta à exploração. Um comboio especial percorreu a 31 de Janeiro o troço Vouzela-Bodiosa em viagem de teste. Foi a primeira composição a passar em S. Pedro do Sul, conforme noticiava, com entusiasmo, o Jornal de Lafões do dia seguinte:

É com a maior satisfação que damos a noticia de que hontem, cerca de 3 horas da tarde passou n’esta villa, em fiscalisação, o primeiro comboio da nossa linha.

N’esse comboio seguia o engenheiro-fiscal do governo, sr. dr. Queiroz, acompanhado do srs. Audigier, engenheiro director da Companhia, Heitz, chefe d’exploração e Emil Rojinsky, chefe de tracção.

Consta-nos que ámanhã ou depois a linha ferrea do Valle do Vouga – a nossa linha ferrea – será fiscalisada pela commissão, nomeada pelo governo para tal fim, sendo em seguida posta á exploração, isto talvez na proxima quinta-feira.

E assim foi. A data de abertura da linha, marcada para quinta-feira, dia 5 de Fevereiro de 1914, foi cumprida. S. Pedro do Sul, localidade onde tinha sido concluída a construção, foi o ponto escolhido para se fazer a inauguração. E o povo acorreu para assistir ao encontro dos dois primeiros comboios a fazerem a ligação entre Espinho e Viseu. O Ecos do Vouga (08-02-1914) deixou-nos um breve relato desse momento histórico:

Com grande concorrencia de pôvo desta vila e freguezias limitrofes, foi inaugurada, na ultima quinta feira, 5 do corrente, a estação nesta vila, do Caminho de Ferro do Vale do Vouga.

O primeiro comboio a entrar na gare foi o de Vizeu ás 13,20 subindo ao ar, nessa ocasião, bastantes foguetes enquanto uma filarmonica executava o hino nacional.

Minutos depois chega o de Espinho conduzindo bastantes passageiros.

O povo invade os carros, a filarmonica rompe com a Marselheza, os comboios põe-se em marcha e o povo debanda.

Desta vila foi bastante gente até Real, e até ao Banho; as carruagens iam à cunha.

Também nas Termas a passagem dos primeiros comboios foi presenciada por muita gente, como relatava o correspondente local para o Jornal de Lafões (15-02-1914):

O facto culminante da semana passada foi a inauguração da linha ferrea do Valle do Vouga.

Esse acontecimento, apezar de esperado já, despertou em todos uma alegria inexprimivel e communicativa.

D’aqui todos os habitantes que as suas occupações não retinham em casa, reuniram na estação, assistindo á passagem dos dois comboios, um dos quaes, o que vinha de S. Pedro, chegou apinhado de gente, que, em grande parte, aqui desembarcou, voltando a pé para S. Pedro.

Foi assim, com grande entusiasmo e muita esperança, que a construção do caminho-de-ferro do Vale do Vouga foi geralmente vivida em S. Pedro do Sul e em toda a região interior servida pelo troço Sernada-Viseu. O comboio teve desde o início os seus inimigos e detractores; chamavam-lhe a linha do vale das voltas e a quarta invasão francesa. Mas o apego da generalidade do povo da região ao seu Vouguinha manteve-se inabalável até ao fim.

• Daniel de Melo

————————————————————————————————————-

Há 100 anos: a conclusão da Linha do Vale do Vouga
• 4 – O fim das obras -Ed. 646
• 3.  A estação das Termas – Ed. 645
• 2. Um atraso – Ed644
• 1. O começo das obras entre Vouzela e Bodiosa – Ed. 643
Viagra Generico Cialis Originale Kamagra 100 mg Kamagra Oral Jelly Acquistare Propecia Generico Sildenafil Priligy Cialis Jelly Cialis Original Generisk viagra 100mg Kamagra Soft Viagra gebruiksaanwijzing Lida Afslankingskoffie Viagra kopen Cialis en ligne Viagra vs Cialis Acheter Viagra Original Acheter Generic Viagra Soft Acheter Kamagra Acheter Levitra Original Acheter Manforce
Sildenafil Priligy Cialis Jelly Cialis Original Generisk viagra 100mg Kamagra Soft Lovegra 100mg Kamagra oral jelly 100mg Generisk Viagra Kamagra Oral Jelly Kamagra Cialis Generisk Cialis Generisk Kamagra Jelly Viagra Professional Kamagra 100mg Levitra 20mg Kamagra oral jelly 100mg Cialis Super Active Viagra Jelly
Erfahrungen Levitra Original Viagra Cialis Kaufen Cialis billig Lida kundenrezensionen Herren-Apotheke Online Lovegra kaufen Lovegra günstig Cialis oder Viagra Gegen Rauchen Viagra ohne Rezept Schlankheitsmittel Kamagra Brausetabletten kaufen Viagra pille Cialis Tadalafil Viagra rezeptfrei kaufen Cialis rezeptfrei Erfahrungen Viagra Generka Levitra rezeptfrei kaufen Kamagra Oral Jelly kaufen Kaufen Kamagra
Levitra bestellen Kamagra Jelly Viagra Professional kaufen Cialis Super Active kaufen Cialis Jelly Priligy bestellen Levitra Soft Lida Schlankheitstee Kamagra Brausetabletten viagra schweiz cialis kaufen Cialis Professional Cialis Soft Priligy Dapoxetin Viagra Generika Propecia kaufen Propecia Generika Viagra Soft kaufen LIDA Dai dai hua sildenafil kaufen